Tel.:   (51) 3476 4657
Fax:    (51) 3031 3548
Email: allquimica@allquimica.com.br
 
   
 

Notícias

09/07/2008
ADIÇÕES PARA CONCRETOS ESPECIAIS

O utilização de concretos e argamassas especiais em obras de recuperação e em situações cuja execução ou o uso requeiram um desempenho superior dos materiais, como durabilidade, impermeabilidade, resistência a cloretos e sulfatos, etc vem sendo bastante comum entre as construtoras gaúchas. Nesse aspecto, a adição da sílica ativa e uso de aditivos especiais tem sido decisivos na modificação das propriedades dos materiais.

Como a maioria das concreteiras não tem a cultura do uso de adições como a sílica ativa e o metacaulim, a Allquímica tem auxiliado as construtoras na especificação destes materiais que são adquiridos juntamente com o aditivo superplastificante e entregue na concreteira para a dosagem.

A exceção é o caso recente da obra da construção do Viaduto Leonel Brizola pelo Consórcio Pelotense-Cidade cuja especificação partiu do projetista Eng. Martin Beier, como alternativa para aumentar a durabilidade e prolongar a vida útil da estrutura.

Outra referência importante foi a obra de recuperação do Shopping Total cuja especificação partiu da Dra. Eng. Denise Dal Molin, como alternativa para aumentar a durabilidade e a aderência do concreto novo ao concreto antigo no recapeamento da laje do estacionamento que teve sua superfície danificada devido ao incêndio ocorrido no ano de 2007.

Com esse mesmo objetivo, a Fisa Incorporadora de Caxias do Sul, utilizou a adição de sílica ativa no recobrimento da rampa de acesso ao estacionamento do Prédio da Justiça Federal, na Av. Júlio de Castilhos. Devido às solicitações do tráfego de veículos, o concreto que cobria a laje da rampa estava bastante deteriorado e havia a preocupação da aderência do novo capeamento.

Outros casos importantes do uso de concretos e argamassas especiais são a concretagem da laje do estacionamento do empreendimento Maui Hills da Valor Produtos Imobiliários (VALPI) e as obras no Pólo Petroquímico executadas pela HP Engenharia. No primeiro caso, o objetivo principal era a execução de um concreto impermeável que dispensasse a posterior impermeabilização da laje. O traço com adição de sílica ativa e baixa relação água:cimento foi desenvolvido em uma parceria entre a Allquímica e a Concrepedra Concretos e Pedreiras. As obras executadas no Pólo Petroquímico buscavam concretos e argamassas especiais em suas propriedades de resistência a cloretos.

 

 

 
 

<< VOLTAR

 

 


Macro Técnica Engenharia Ltda
Construção de Pavilhões, ETE, subestações, pisos industriais, entre outros... Mais>>


Confraternização UFRGS
A Allquímica reúne a engenharia civil da UFRGS. Mais>>
Home  |   Contato  |   Envie seu Currículo  |  

Allquímica -  Rio Grande do Sul - Produtos para Recuperação de Concreto
Todos os direitos reservados