Tel.:   (51) 3476 4657
Fax:    (51) 3031 3548
Email: allquimica@allquimica.com.br
 
   
 

Notícias

26/05/2006
PISOS DE CONCRETO:

O pó freqüentemente encontrado nos pisos de concreto de garagens e indústrias decorre principalmente do desprendimento de material superficial, - o qual possui fracas ligações à matriz de cimento do concreto - devido a ações mecânicas abrasivas do tráfego sobre o piso.

Extremamente comum em pisos de garagens, devido ao tráfego de veículos existente nas mesmas; esta deterioração tem início pelo desprendimento dos componentes do concreto de menor resistência mecânica e de menor capacidade de aderência. Isto é, grande desprendimento de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), que é encontrado em grande proporção na pasta (aproximadamente 25% da massa da pasta). Apesar de o hidróxido de cálcio ser benéfico à proteção de armaduras no concreto contra a corrosão, acaba tornando-se instável se avaliado do ponto de vista químico e mecânico, pois é responsável por grande parte da degradação por abrasão (termo geralmente empregado para designar o atrito seco).

O mecanismo de degradação é progressivo, o que significa que uma vez iniciado, cria condições para o próprio agravamento. Além disso, este desprendimento causa a perda de material, tornando a pasta mais enfraquecida, fato que aumenta os poros e fissuras preexistentes.

Este fenômeno pode ser ainda mais grave quando da cura deficiente ou inexistente ou ainda quando da utilização de concretos com alta relação água/cimento.

 

Solução Plausível: Para atenuar os efeitos da abrasão, faz-se uso de métodos alternativos, onde se destaca com maior freqüência o tratamento com produtos químicos de ação superficial, conhecidos no mercado como endurecedores de superfície; redutores de pó ou densificadores de superfície.

 

Função e Ação dos endurecedores de superfície: Produtos químicos líquidos, geralmente incolores, que por meio de troca iônica penetram nos poros capilares e nos poros de gel da pasta de cimento e reagem, Principalmente, com o hidróxido de cálcio. A reação permite a formação de cristais menores, de dureza elevada e maior estabilidade química, resultando o aumento da dureza superficial, o que resulta no ganha de resistência à abrasão.

 

Aplicação: Os endurecedores devem ser aplicados em superfícies limpas, a fim de garantir a eficácia de sua utilização. Os mesmos devem ainda ser espalhados uniformemente para que sua absorção seja igual em toda a área a ser protegida ou recuperada. Geralmente faz-se necessária mais de uma demão do produto.

Contudo, para um desempenho satisfatório, o concreto tratado não deve ter traço pobre em cimento, com o intuito de que as reações químicas ocorram dentro dos parâmetros apropriados.

 

Manutenção: A manutenção dos pisos de concreto tratados deve ser realizada somente através de lavagem com água limpa e detergente de pH neutro.

 

 

 

Vantagens na Utilização de endurecedores de superfície:

 

-          Não permite o surgimento de trincas, quando aplicado dentro do padrão, levando-se em conta o resultado desejado;

-          Diminui a porosidade natural, uma vez que sela o concreto;

-          Aumenta consideravelmente a resistência à abrasão;

-          Elimina o pó e impede nova formação do mesmo;

-          Aumenta a capacidade de aderência entre a superfície e um possível revestimento;

-          Acabamento de alto padrão, tornando o concreto brilhoso.

 

 

Normas Regulamentadoras: Veja as normas que definem o tratamento superficial de concretos com endurecedores:

 

* Aumento da resistência à abrasão:

-NBR 12042

-NBR 14050

-ASTM C 779 M-00

-ASTM C 944-99

* Aumento da dureza superficial:

-NBR 7584

* Redução da absorção:

-NBR 9778 ou ASTM C 642-97

*Aumento da resistência química superficial:

-ASTM C 413-96

 

Avaliação de desempenho: É possível avaliar o desempenho dos endurecedores de superfície quando comparado entre si e com um concreto não tratado. Para tanto não existem normas regulamentadoras.

 

 
 

<< VOLTAR

 

 


Macro Técnica Engenharia Ltda
Construção de Pavilhões, ETE, subestações, pisos industriais, entre outros... Mais>>


Confraternização UFRGS
A Allquímica reúne a engenharia civil da UFRGS. Mais>>
Home  |   Contato  |   Envie seu Currículo  |  

Allquímica -  Rio Grande do Sul - Produtos para Recuperação de Concreto
Todos os direitos reservados