Tel.:   (51) 3476 4657
Fax:    (51) 3031 3548
Email: allquimica@allquimica.com.br
 
   
 

Notícias

18/09/2006
CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL:

Considerado pelos engenheiros como o "Concreto do Futuro", o concreto auto-adensável tem como característica principal a sua elevada plasticidade. Ou seja, trata-se de um concreto fluído, de alto slump (entre 160mm e 230mm - em média), com boa trabalhabilidade e de fácil aplicação.
Ainda utilizado em pequena escala no Brasil, este tipo de concreto foi desenvolvido no Japão, a fim de empregá-lo na concretagem das ancoragens de concreto da ponte metálica de maior vão livre do mundo.
Os motivos da baixa utilização desta tecnologia até o presente momento, no Brasil, estavam direcionados aos elevados custos dos aditivos utilizados para a obtenção do mesmo, e ainda a falta de informação sobre os métodos de dosagem. Porém, houve expressiva queda nos custos destes aditivos, e os avanços tecnológicos na área têm feito do concreto auto-adensável uma boa alternativa para a construção de determinadas estruturas.
Designa-se concreto auto-adensável, àquele concreto que tem a capacidade de preencher os espaços vazios através de seu peso próprio, não fazendo uso de nenhuma outra tecnologia de compactação.


Materiais utilizados em CAA

Os materiais utilizados para a produção deste tipo de concreto são, em tese, os mesmos utilizados para a produção de um concreto comum, todavia com maior adição de finos (tais como: cimento Portland, adições minerais, filer de rochas e areia fina) e adição de superplastificantes.
Os finos são responsáveis pelo melhoramento da zona de transição, visto que dificultam a penetração de agentes agressivos. Enquanto que os aditivos superplastificantes permitem o alcance de alta fluidez aliada à elevada resistência à segregação.
O objetivo de qualquer método de dosagem de concreto é encontrar a melhor forma de trabalhar o custo-benefício da obra. Para tanto, o CAA apresenta algumas vantagens que o tornam o mais indicado em determinadas execuções.
O CAA pode ser utilizado tanto moldado in loco como na indústria de pré-moldados, podendo ser dosado no canteiro de obras ou em concreteiras e em seguida transportado via caminhão betoneira. Pode ser lançado com bombas de concreto ou simplesmente espalhado. Conclui-se, portanto, que o concreto auto-adensável é tão versátil quanto o convencional.


Vantagens da Utilização de CAA

O concreto auto-adensável possui uma grande deformabilidade no estado fresco, podendo ser moldado sob diversas formas, devido à ação da gravidade. Isso permite que algumas vantagens destaquem-se:

- Redução no custo de aplicação;
- Permite bombeamento em grandes distâncias e com maior velocidade;
- Maior rapidez na obra;
- Melhoria na aparência e textura da superfície do concreto;
- Aumento da resistência axial inicial e final, o módulo de elasticidade e a impermeabilidade.
- Aumento na durabilidade devido à redução de defeitos na concretagem.
- Redução de água em aproximadamente 40%;

Além das vantagens mencionadas, o CAA permite ainda o alcance de altas resistências à compressão a curto e longo prazo.


Produtos

Para obter-se um concreto auto-adensável, faz-se necessário o emprego de aditivo superplastificante.
 A Allquímica disponibiliza o aditivo superplastificante Tec-Flow 7000 à base de policarboxilatos que se destaca por criar nas partículas de cimento o "efeito estério", possibilitando um maior distanciamento entre estas partículas, aumentando dessa forma, a capacidade de redução de água.

 
 

<< VOLTAR

 

 


Pró-lazer
A Pró-Lazer é especializada em piscinas de concreto... Mais>>


Confraternização UFRGS
A Allquímica reúne a engenharia civil da UFRGS. Mais>>
Home  |   Contato  |   Envie seu Currículo  |  

Allquímica -  Rio Grande do Sul - Produtos para Recuperação de Concreto
Todos os direitos reservados